top of page

SOBRE NÓS

O Instituto Luterano de Assistência Social - ILAS é uma associação beneficente, sem fins lucrativos. Sua principal finalidade é cuidar dos mais necessitados em amor, para que tenham vida em abundância.

O ILAS  assim, nasceu de uma vontade comum em servir ao próximo e melhorar a vida de muitas pessoas da cidade de Planaltina-DF.

O trabalho começou em 1998 com o Departamento de Servas da Igreja Luterana, através do Programa Servir, que oferecia cursos de trabalhos manuais e promovia visitas a bairros carentes, com distribuição de donativos.

Por meio desta atividade dentro da Igreja Evangélica Luterana do Brasil - Congregação Martinho Lutero, identificou-se a necessidade de se oferecer qualificação profissional às pessoas assistidas, devolvendo-lhes a dignidade de poderem obter o próprio sustento com o trabalho de suas mãos. Assim, por iniciativa de membros da igreja, fundou-se a instituição no dia 30 de maio de 1999.

Dentro do Instituto não há distinção de raça, cor, sexo, condição social, credo político ou religioso, apenas uma incessante busca pelo desenvolvimento mental, moral, espiritual e social da população menos favorecida, através de ações solidárias de puro amor cristão.

Hoje

Atualmente o foco da atuação do ILAS é o Projeto Apreender que oferecerá a crianças matriculadas na rede pública e com dificuldades de aprendizagem um ambiente acolhedor e seguro para o seu desenvolvimento integral, promovendo melhoria na compreensão dos conteúdos escolares com consequente reflexo em seu rendimento escolar. O ILAS também executa projetos de apoio para pessoas em situação de vulnerabilidade. ​

​​

Missão

​Promover inserção social por meio da evangelização e de ações socioeducativas, visando a melhoria da qualidade de vida da população e contribuindo para o exercício da cidadania.

Visão

Ser referência, pela excelência dos serviços prestados, na educação, nas ações socioeducativas e na formação ético-cristã de pessoas comprometidas e participativas na construção de uma sociedade sustentável, justa e fraterna. 

Valores

Solidariedade, cooperação, respeito às diferenças e promoção do desenvolvimento social, com dignidade e amor cristão. 

Gestão

O ILAS é administrado por uma Diretoria eleita por seus sócios para um mandato de dois anos. O ILAS também tem um Conselho Fiscal, responsável por analisar as contas e recomendar estratégias para a boa gestão financeira do Instituto.

Para o biênio 2021-2022, o ILAS é gerido pela seguinte equipe:

Saenandoah Tiradentes Dutra, presidente.

Hermes Pooz de Araújo, vide-presidente.

Jaqueline Araújo, secretária.

Sandra Fischer, tesoureira.

Klaus Kuchenbecker, Pastor Capelão.

O Conselho Fiscal é composto por:

Alcides Nascimento.

Cintia Tomm.

Cléssia Nunes da Silva Possidônio.

Transparência

Consulte aqui​ os documentos de constituição e de prestação de contas da gestão do ILAS.

bottom of page